Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE
URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1
O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.
Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único
local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.
O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.
Notícias
Navegar
Resultados da Pesquisa
Item Proposta de implantação de um centro de acompanhamento para crianças com transtorno do espectro Autista no municipio de Sinop - MT(2024-07) Liberatti, Emanuella; Uveda, Jennifer BeatrizConsiderando a crescente prevalência do Transtorno do Espectro Autista, é evidente que o número de diagnósticos tem aumentado ao longo dos anos. Diante dessa realidade, é crucial a existência de um espaço que possa oferecer apoio e suporte adequados aos indivíduos com TEA, uma vez que eles enfrentam uma série de desafios mentais, sociais e motores. Este projeto tem como objetivo principal criar um centro de acompanhamento para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), buscando atender tanto os habitantes de Sinop quanto toda a região do Mato Grosso. Através de uma abordagem arquitetônica, propõe-se a minimização do impacto ambiental, desenvolvendo um programa de necessidades capaz de suprir as demandas do município e da região, atendendo às especificidades do Autismo. O presente trabalho foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema, bem como a aplicação de um questionário online a fim de investigar o conhecimento do assunto por populares. Cinquenta e cinco pessoas responderam ao questionário e acreditam ser importante a implementação de um centro de acompanhamento para crianças com TEA.Item Benefícios da ciência ABA no tratamento de crianças com TEA(2024-07) Machado, Kelly Ismei Kiedis; Costa Filho, Leonço ÁlvaroEste Trabalho de Conclusão de Curso apresentará como tema “Benefícios da ciência ABA no tratamento de crianças com TEA”, apresentando sobre como é necessário o profissional psicólogo e os demais terapeutas, no diagnóstico e no tratamento dos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, apresentará a eficácia da ciência ABA e seus benefícios através do desenvolvimento de habilidades nos sujeitos. Ademais, os objetivos deste estudo são expor a importância da psicologia no desenvolvimento com TEA, apresentar os principais conceitos acerca do tema e mostrar como este profissional tem auxiliado neste transtorno. A metodologia utilizada para esta pesquisa é a pesquisa qualitativa com o intuito de compreender melhor os conceitos e sobre o tema, através de trabalhos já realizados anteriormente, e foi realizado também uma pesquisa bibliográfica para maior aperfeiçoamento da temática.Item Estratégias nutricionais para abordar a seletividade alimentar em crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão de literatura(2024-07) Couto, Thais Arruda Magalhães; Barros, Mohana EpaminondasO termo “autismo” foi utilizado pela primeira vez em 1906 pelo médico Bleuller para descrever o isolamento social observado em pacientes com esquizofrenia. Mais tarde, em 1943, a definição de autismo como quadro clínico foi introduzida pelo médico Leo Kanner, a partir da observação de um grupo de crianças com idades entre 2 a 8 anos, em que o estudo trouxe uma sistematização e nominou de “distúrbio autístico de contato afetivo”. O Transtorno do Espectro Autismo (TEA) refere-se a uma série de condições relacionadas ao dano no desenvolvimento neurológico, e, caracterizado por comportamento repetitivo, comprometimento na fala, nas habilidades sociais e na comunicação não verbal. Metodologia: Estudo de revisão bibliográfica através de pesquisa eletronica nas bases de dados componentes da Scientific Eletronic Library Online Brasil (SciELO) e Google Acadêmico. Objetivo: Compreender a seletividade alimentar em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a atuação do nutricionista para a melhoria desse quadro. Resultado: Devido uma série de fatores, os estados nutricionais de indivíduos com TEA podem variar, podendo ser observados com obesidade, sobrepeso e desnutrição. Portanto, seu estado nutricional deve ser avaliado regularmente em conjunto com profissionais da saúde, principalmente nutricionista, quanto as adequações dos nutrientes, assim reduzindo deficiências alimentares via alimentos e/ou suplementos.Item Mãe solo com filho Autista: quem cuida daquela que cuida?(2023-12) Campos, Luciana Mara de Oliveira Palma; Vieira, Josê GuedesNo Brasil, é cada vez mais comum a realidade de famílias monoparentais chefiadas por mães solteiras. Essas famílias são compostas por mães e filhos, apresentando particularidades significativas, como a responsabilidade exclusiva da mãe em administrar o lar e cuidar dos filhos sem auxílio de um parceiro. Quando essa responsabilidade se une ao desafio de criar um filho com diagnóstico de autismo, as obrigações e preocupações se tornam ainda maiores e desafiadoras, exigindo assim, maior acompanhamento familiar. É fundamental que a sociedade reconheça e valorize o papel das mães solo que cuidam dos filhos autistas, oferecendo-lhe o apoio e suporte necessário. O objetivo deste estudo é conhecer as necessidades e os desafios enfrentados por mães solos que cuidam de filhos autistas, bem como as estratégias de apoio disponíveis para essas mulheres, a fim de identificar possíveis soluções para garantir o bemestar da mãe e do filho com autismo. Este estudo consiste em uma revisão bibliográfica de natureza descritiva e qualitativa. A revisão bibliográfica se baseia em consultas a autores que abordam temas relacionados ao assunto em questão. O caráter descritivo do estudo visa descrever as características de uma determinada população ou fenômeno, estabelecendo relações entre as variáveis analisadas. Quanto à abordagem qualitativa, busca compreender a complexidade de fenômenos, fatos e processos particulares e específicos”. Tomando por base artigos que mostram a relevância científica do tema, pois, apesar de tratar-se de dois tópicos que tem apresentado elevado crescimento no Brasil: mães solo e autismo, pode-se observar que possuem poucos estudos na área, com carência de trabalhos correlacionados.Item Os desafios da inclusão de crianças com transtorno Espectro Autista na escola(2023-12) Silva, Gabriela Souza Rodrigues da; Caponi, Viviane MarquesO presente trabalho trata-se dos desafios da inclusão de crianças com transtorno espectro autista na escola. O assunto vem ganhando espaço nas discussões da educação, há muitas leis e projetos desenvolvidos que visam a inclusão e o acesso à educação inclusiva de pessoas com deficiências. Por lei a educação é um direito de todos. A garantia para as pessoas com deficiências iniciou-se através dos projetos voltados a inclusão, que garante assim os diretos a educação da escola regular independente de suas necessidades, pois é o dever do sistema educacional oferecer oportunidades de inclusão e acesso a educação. O transtorno espectro autista afeta o neurodesenvolvimento da criança e tem como características a dificuldade na interação social, comunicação, dificuldade cognitiva, domínios importantes para aprendizagem. Como resultado desta pesquisa, constatou-se que a muitos desafios para a inclusão de crianças com TEA, sendo esses por falta de profissionais preparados, programas voltados para inclusão, cursos de capacitação para os profissionais, recursos e materiais pedagógicos e dificuldades relacionadas com o transtorno.Item O impacto da seletividade na alimentação e no organismo de crianças autistas(2023) Galvão, Isabela Damaris de Souza; Ávila, Eudes Thiago PereiraO presente trabalho é uma revisão de literatura sobre a seletividade alimentar no transtorno do espectro autista (TEA), o mesmo sem uma causa definida, a literatura aponta para fatores ambientais, biológicos e genéticos ou a junção desses em sua gênese, o TEA é uma condição que apresenta comprometimento no comportamento, no cognitivo e no nutricional de onde surgem a seletividade alimentar, várias condições emergem sobre esse diagnóstico, as crianças com o autismo tem duas vezes mais chances de desenvolver obesidade, além de dificuldades de desenvolvimento de acordo com os níveis de suporte do espectro diagnosticado, foi realizado uma revisão de bibliográfica nos últimos dez anos nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online Brasil (SciELO), Google acadêmico, Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde – BVS MS e PubMed, utilizando as palavras-chave “Autismo”“Nutrição Infantil” “Seletividade Alimentar” “Sintomas Gastrointestinais” foram 11 estudos selecionados possuindo uma metodologia de cunho exploratória e quantitativa, vale ressaltar que a maior parte foi realizada no Brasil(8) e a outra parte nos Estados Unidos (3). Nesses 11 estudos, foi totalizado um total de 260 crianças, sendo 75%(195) masculino e 25%(65) feminino, com faixa etária entre 2 a 18 anos de idade os principais problemas relatados frente a seletividade alimentar foram deficiências de nutrientes, obesidade e problemas gastrointestinais como constipação, diarreia, gases. Algumas condutas no tratamento como musicoterapia e terapia alimentar onde essa cria novas experiências alimentares são promissores para manejo da seletividade do TEA.Item Contribuição da fisioterapia associada a musicoterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)(2023) Pereira, Amabilli LuizaO Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser compreendido como uma síndrome caracterizada por alterações comportamentais, no desenvolvimento da linguagem e na comunicação social, normalmente acompanhados por condutas estereotipadas, interesses restritos e alterações sensoriais (TEIXEIRA, 2016). Tendo em vista que as estimativas de prevalência do autismo vêm crescendo rapidamente ao decorrer dos anos e que as alterações causadas pela condição interferem e limitam a comunicação e realização das atividades de vida diária (AVDs), o presente trabalho traz um estudo apurado sobre o assunto em questão. Tratase de uma revisão de literatura que reúne bibliografias acerca do autismo, da fisioterapia e da musicoterapia. Esse estudo visa discutir como a intervenção fisioterapêutica junto à musicoterapia contribui para melhora de crianças com Transtorno do Espectro Autista. No geral, aborda a respeito da atuação do profissional fisioterapeuta na melhora da capacidade motora, cognitiva e sensorial de crianças com autismo, além de abranger a musicoterapia como uma estratégia complementar que objetiva gerar estímulos e contribuir de forma global para a aprendizagem, comunicação e obtenção de novas habilidades, de modo a favorecer o desenvolvimento dessa população.Item A análise do comportamento aplicada na construção de habilidades sociais no transtorno do espectro Autista(2022) Alves, Kézia Neris; Medeiros, Luiza Alvarenga Marques deAs crianças autistas têm muita dificuldade de processar as informações cognitivas e sensoriais que recebem do meio externo, inviabilizando toda a sua comunicação, e a falta da comunicação, sendo ela verbal ou não, acarreta muitos prejuízos, pois faz com que a criança autista não se socialize com outras crianças, sendo assim elas perdem muitas oportunidades de aprender através da interação com o meio e com seus pares , e por isso vão deixando de construir relações sociais que são consideradas muito importantes para seu desenvolvimento. Para realizar a coleta de dados foi utilizado o instrumento SSRS, com intuito de mensurar o repertório de habilidades sociais do participante antes e após a intervenção, também foram utilizadas técnicas de intervenção da análise do comportamento aplicada (ABA). Essa pesquisa teve como principal objetivo desempenhar os procedimentos da análise do comportamento em uma criança autista, a fim de salientar as estratégias de maior eficácia na construção de um novo repertório de habilidades sociais. Ao finalizar este estudo pode-se concluir que as estratégias comportamentais como a modelação, reforçamento diferencial e o ensaio comportamental são estratégias comportamentais que possibilitam que crianças autistas construam um novo repertório de habilidades sociais, pois tais estratégias facilitam o processo de interação e a inclusão das crianças com TEA, que permitirá à criança neuroatípica possibilidades de se desenvolver em padrões semelhantes das demais. A aplicação de técnicas como o treino de habilidades sociais ajudará a aperfeiçoar o comportamento de uma forma mais prática, fácil e estruturada, promovendo a diminuição de problemas de aceitação enfrentados por este público frente a sociedade, possibilitando uma qualidade de vida mais apropriada para os mesmos.Item Atuação da fisioterapia no Transtorno de Espectro Autista (TEA)(2020-11-27) Costa, Kemilly Cristina Granja da; Gonçalvez, Makelly PetrikicO autismo, a alguns anos atrás, era um distúrbio totalmente irreconhecível, onde não tinha muitas informações ou estudos, portanto raros, hoje, no entanto, vem sendo considerado um dos assuntos mais comentados e estudados, por ser um distúrbio sem cura, porém, se tratado precocemente, poderá amenizar os sintomas. O autismo tem como características severas em três áreas do desenvolvimento, sendo eles: desenvolvimento motor, desenvolvimento social e transtorno da fala. E nesse contexto, a fisioterapia tem um grande papel no desenvolvimento de protocolos de tratamento, entrando como método eficaz e comprovado, como o sistema de comunicação em forma de figuras, a análise aplicada do comportamento, a equoterapia, a hidroterapia, a ludoterapia, e método Bobath, que vem agregando na diminuição dos sintomas, trazendo sucesso nostratamentos. Técnicas que buscam trabalhar os aspectos motores, cognitivos e afetivos, através do envolvimento da criança com a terapia, assim estimulando a fala, movimentos e interação social, levando desta maneira, a inúmeros benefícios e contribuições.Item Assistência de enfermagem a criança autista(2021) Matoso, Simone Barros Bernardes Ferreira; Ricci, Hebert AlmeidaAutismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno de desenvolvimento que compromete geralmente crianças antes dos três anos de idade que tem como características o comportamento repetitivo e restrito, e o comprometimento de todo o desenvolvimento motor e psiconeurológico, dificultando a cognição, linguagem, comunicação e interação social da criança. Identificar caracterizar e analisar as evidências disponíveis sobre a atuação do enfermeiro no cuidado à criança com transtorno do espectro autista. A metodologia tratará de um estudo de revisão bibliográfica de carácter descritivo. Por se tratar de revisão de literatura, para a obtenção dos dados secundários, serão realizadas pesquisas em endereços eletrônicos, tais como: Scielo (Scientific Eletronic Library Online), que é uma biblioteca eletrônica composta por uma coleção de periódicos mundiais, constantemente atualizadas; e Lilacs (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) que também é uma base de dados que organiza trabalhos de autores latino-americanos. Da busca realizada, foram utilizados os descritores: Autismo and Cuidados de enfermagem na plataforma Bireme no qual foram encontrados 382 artigos destes ao realizar a filtragem tivemos como resultado somente 06 artigos respondiam ao objetivo do estudo. Nesse trabalho pode observar o papel do enfermeiro que atendimento e acompanhamento de crianças com TEA é muito importante, porém, ainda não está completamente inserido em seu dia a dia, pois há uma complexidade de fatores que podem acrescer em seu trabalho junto as equipes multidisciplinares na detecção e acompanhamento do tratamento dos pacientes. A percepção dos profissionais sobre a assistência da enfermagem a criança autista ainda alimenta estereótipos. São necessários mais cursos, treinamentos e ampliação de ações que diversifiquem os métodos hoje utilizados na rede de atenção básica para intervenções mais acertadas na assistência de crianças com TEA. Este trabalho se propõe a ser uma ferramenta de pesquisa sobre a assistência da enfermagem a criança autista, pois ainda é escassa a literatura nessa área, gerando expectativas nos pacientes e especialmente em seus familiares de novas estratégias que promovam o diagnóstico precoce bem como a melhoria no tratamento e acompanhamento desses pacientes