Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE
URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1
O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.
Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único
local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.
O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.
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Resultados da Pesquisa
Item A Neuroarquitetura aplicada em uma nova sede para a apae em Vera - MT(2024-07) Girardello, Pamela; Weirich, Ana RaquelO assunto abordado no decorrer deste artigo apresenta a relevância da implantação de uma nova sede para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE, utilizando dos princípios da arquitetura como meio de pensar acerca de uma edificação acessível e de inclusão na cidade de Vera-MT, fazendo proveito dos princípios da neuroarquitetura, como o uso das cores, arquitetura sensível, paisagismo sensorial, que favoreçam os alunos e profissionais da associação. A APAE é fundamental na vida das pessoas portadoras de deficiência intelectual e múltipla, uma vez que busca atender a diversidade por meio do ensino especializado, ofertando alguns serviços de saúde, atividades de lazer e programas para a integração social. O objetivo deste z e melhor qualidade de vida. Como meio de fundamentação de todos os conceitos abordados, este trabalho utilizou-se de ferramentas de pesquisa como a bibliográfica qualitativa, o estudo de caso, a entrevista ao presidente e a diretora da APAE de Vera-MT e a aplicação do questionário direcionado ao público alvo. Por meio do questionário realizado ao público alvo e da entrevista realizada na associação da APAE em Vera-MT, percebe-se a importância de uma nova sede, que disponibilize infraestrutura e acessibilidade adequada para os alunos. Com os princípios da neuroarquitetura pode-se compreender a necessidade de um ambiente planejado, que acentue os cinco sentidos dos indivíduos, proporcionando a aprendizagem, a inclusão e o bem-estar de todos. Para isso, a proposta de uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais no município Vera-MT, possuirá uma estrutura que permita o conforto e o bem-estar de todos os usuários, com o intuito de integrar a sociedade com os alunos. Este trabalho baseou-se em estudos de caso, para conhecer e analisar as necessidades da população em relação a instituição e, a partir disso, compreendendo a importância da realização da proposta de um local para acolher as pessoas que possuem necessidades especiais, contribuir para o conhecimento, para seus tratamentos e integração social.Item Inclusão e acessibilidade digital para servidores com deficiência visual(2024-07) Castro, Rita Franciele de Oliveira; Peres, Carolina GalvãoA inclusão e acessibilidade digital emergem como temas centrais no contexto contemporâneo, destacando-se como imperativos éticos e legais na busca por uma sociedade mais equitativa e justa. No entanto, quando se trata de servidores com deficiência visual, os desafios jurídicos relacionados à garantia de acesso igualitário às tecnologias digitais são significativos e multifacetados. Este estudo visa explorar esses desafios e as questões jurídicas subjacentes, contextualizando a importância da inclusão digital para a plena participação e contribuição desses profissionais no ambiente de trabalho. Em primeiro lugar, é importante compreender o cenário atual em que a era digital está transformando rapidamente os espaços de trabalho. Tecnologias como softwares, plataformas online e aplicativos móveis são agora elementos essenciais da vida profissional, facilitando a comunicação, colaboração e execução de tarefas. No entanto, para os servidores com deficiência visual, essas inovações podem representar barreiras significativas se não forem desenvolvidas e implementadas com considerações de acessibilidade. Nesse contexto, o eixo jurídico desempenha um papel essencial na promoção da inclusão e acessibilidade digital. Leis e regulamentos, tanto a nível nacional quanto internacional, estabelecem padrões e diretrizes que visam garantir que os serviços digitais sejam acessíveis a todas as pessoas, independentemente de suas habilidades ou deficiências. Dessa forma o objetivo do presente estudo foi de através de uma pesquisa bibliográfica pesquisar sobre a inclusão e acessibilidade digital para servidores com deficiência visual.Item A falta de inclusão da comunidade surda nos atendimentos psicológicos(2024-07) Polito, Andressa Rodrigues da Silva; Silva, Diego Anízio daEste trabalho tem por finalidade investigar a falta de inclusão da comunidade surda nos atendimentos psicológicos, destacando as barreiras que dificultam o acesso apropriado a esses serviços. A pesquisa sublinha a relevância da inclusão, aborda as barreiras em questão e oferece recomendações destinadas a aprimorar a acessibilidade e a qualidade dos atendimentos psicológicos para os surdos. Foram analisados estudos e artigos sobre a inclusão de surdos nos serviços psicológicos, além de pesquisas quantitativas e qualitativas sobre a disponibilidade de profissionais capacitados e as experiências dos pacientes surdos. A busca identificou diversas barreiras significativas que impedem o acesso adequado aos surdos, como a falta de profissionais fluentes em Libras, a escassez de formação adequada, e a baixa compreensão e sensibilidade cultural e linguística por parte dos profissionais. A fim de melhorar a acessibilidade e a qualidade dos atendimentos psicológicos, este estudo visa promover espaços de diálogo entre profissionais e a comunidade surda, fomentando uma compreensão mútua. A falta de inclusão da comunidade surda nos serviços psicológicos pode resultar em problemas de saúde mental graves, como isolamento, depressão e ansiedade. Implementar as recomendações apresentadas contribuirá para uma sociedade mais equitativa e para a melhoria da qualidade de vida da comunidade surda. Esta pesquisa busca conscientizar sobre a necessidade de tornar os serviços psicológicos mais inclusivos e sensíveis às necessidades dessa comunidade, promovendo uma abordagem mais equitativa e acessível à saúde mental para todos, enfatizando a importância de medidas práticas para melhorar a inclusão da comunidade surda e destacando a importância de pesquisas futuras nessa área crítica.Item Transtorno do Espectro Autista: o enfermeiro enquanto agente de inclusão social.(2018) Hubner, Camila; Prado, Rafael AlexandreAcredita-se que os Transtornos do Espectro Autista (TEA) são transtornos graves que afetam a autossuficiência e o funcionamento social do indivíduo, sua prevalência tem sofrido um aumento nos últimos anos, atingindo de 1 a 2% da população infantil. Devido ao fato dos sinais sugestivos desse transtorno ser evidente nos primeiros anos de vida da criança, favorece o diagnóstico precoce, que é fundamental para melhorar o desenvolvimento do indivíduo e facilitar a inclusão social do mesmo. Para o tratamento dessa condição é preciso que o indivíduo passe por um acompanhamento com uma equipe multidisciplinar, sabendo que as particularidades apresentadas por esses indivíduos podem levar a situações de exclusão social, nota-se atualmente a importância das equipes de Atenção Básica (AB) para essa identificação precoce e instauração de intervenções. Assim tem-se como objetivo geral compreender as atribuições da equipe multidisciplinar de saúde, com ênfase na atuação do enfermeiro, frente ao cliente com TEA e sua função na inclusão social dessa população. Como objetivos específicos correlacionar exclusão social ao preconceito gerado pela desinformação sobre o transtorno; discorrer sobre os aspectos epidemiológicos e peculiaridades do TEA, indicando os critérios de avaliação utilizados para o diagnóstico; e relatar o papel da equipe multidisciplinar na assistência ao paciente com TEA, destacando a atuação do enfermeiro. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório e abordagem qualitativa fundamentada em publicações científicas pertinentes ao assunto disponíveis em sites fidedignos, como Scielo e Biblioteca Virtual da Saúde. Por fim, verifica-se que quanto à inclusão, a função das equipes multidisciplinares em saúde é promover um ambiente de confiança, interna e externamente às instituições, que estimule o autista a desenvolver as habilidades até então limitadas pelo transtorno, para que evolua e adquira autonomia, podendo exercer plenamente sua cidadania.