Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Seletividade alimentar em crianças com transtorno do Espectro Autista
    (2023-07) Ferreira, Emilly de Abreu; Breitenbach, Josilene Paganotto
    Nos últimos anos, o número de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA) aumentou significativamente. A seletividade alimentar se destaca dos padrões comportamentais como um dos desafios mais importantes na nutrição de crianças autistas, o que pode afetar sua dieta. O objetivo geral desta revisão de literatura foi descrever a seletividade alimentar em crianças com o TEA; relatar a importância nutricional de qualidade para crianças; discorrer sobre os principais benefícios obtidos pela nutrição adequada neste período de vida e explanar sobre a alimentação adequada em crianças com transtorno do espectro autista (TEA). A problematização levantada foi saber o que é seletividade alimentar em crianças que sofrem com o transtorno do espectro autista (TEA)? Este trabalho foi baseado em pesquisa bibliográfica, qualitativa, de caráter descritivo e exploratório. Foram utilizados artigos, revistas e monografias, publicados no período entre 2001 e 2023, em revistas online como SCIELO, Google acadêmico, Science.gov e outros. A conclusão da pesquisa é que o autismo é uma síndrome que pode prejudicar a interação social, a fala, a sensibilidade ao toque, além de causar seletividade e recusa alimentar. Além disso, o transtorno do espectro do autismo (TEA) não tem causa específica, mas está associado a diversos fatores como: fatores genéticos, ambientais e biológicos, e é diagnosticado por meio de avaliações clínicas e diversos exames para descartar outras doenças., para perceber diariamente a atitude dessas crianças autistas. Considerando o desafio de lidar com uma população que tem dificuldade de expressar emoções, de se envolver, de se comunicar com mudanças e com uma gama limitada de interesses, este estudo foi considerado adequado para mapear o que os nutricionistas estão desenvolvendo atualmente na nutrição e na educação.
  • Item
    O impacto da seletividade na alimentação e no organismo de crianças autistas
    (2023) Galvão, Isabela Damaris de Souza; Ávila, Eudes Thiago Pereira
    O presente trabalho é uma revisão de literatura sobre a seletividade alimentar no transtorno do espectro autista (TEA), o mesmo sem uma causa definida, a literatura aponta para fatores ambientais, biológicos e genéticos ou a junção desses em sua gênese, o TEA é uma condição que apresenta comprometimento no comportamento, no cognitivo e no nutricional de onde surgem a seletividade alimentar, várias condições emergem sobre esse diagnóstico, as crianças com o autismo tem duas vezes mais chances de desenvolver obesidade, além de dificuldades de desenvolvimento de acordo com os níveis de suporte do espectro diagnosticado, foi realizado uma revisão de bibliográfica nos últimos dez anos nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online Brasil (SciELO), Google acadêmico, Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde – BVS MS e PubMed, utilizando as palavras-chave “Autismo”“Nutrição Infantil” “Seletividade Alimentar” “Sintomas Gastrointestinais” foram 11 estudos selecionados possuindo uma metodologia de cunho exploratória e quantitativa, vale ressaltar que a maior parte foi realizada no Brasil(8) e a outra parte nos Estados Unidos (3). Nesses 11 estudos, foi totalizado um total de 260 crianças, sendo 75%(195) masculino e 25%(65) feminino, com faixa etária entre 2 a 18 anos de idade os principais problemas relatados frente a seletividade alimentar foram deficiências de nutrientes, obesidade e problemas gastrointestinais como constipação, diarreia, gases. Algumas condutas no tratamento como musicoterapia e terapia alimentar onde essa cria novas experiências alimentares são promissores para manejo da seletividade do TEA.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.