Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

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O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

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    Análise da adversidade psiquica em pais de crianças com transtornos do espectro autista: uma abordagem interdisciplinar
    (2024-07) Silva, Fabiana Luzia da; Costa Filho, Leonço Alvaro
    Esta pesquisa aborda a análise das adversidades psíquicas enfrentadas pelos pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de uma abordagem interdisciplinar. O TEA trata-se de um desvio no neurodesenvolvimento que impacta no desenvolvimento tanto da comunicação quanto da sociabilização, e também comportamental. O estudo ressalta que os pais de crianças com TEA estão expostos a diversos desafios e estressores psicossociais, como o impacto emocional de receber o diagnóstico, as dificuldades na interação com a criança, as demandas de cuidados especiais e o enfrentamento de preconceitos sociais. Essas adversidades podem levar ao desenvolvimento de problemas de saúde mental nos pais. Destaca a importância de fortalecer a rede de suporte familiar, oferecer espaço para expressão de sentimentos, promover a autonomia dos pais na tomada de decisões e disponibilizar recursos de intervenção precoce para a criança com TEA. Além disso, destaca-se a importância de qualificar os profissionais de saúde para que estejam aptos a interagir, de maneira empática e eficaz, com os pais de crianças autistas, com o objetivo de oferecer suporte emocional, informações relevantes e estratégias de enfrentamento, a fim de melhorar a qualidade de vida dos pais e, simultaneamente, promover o desenvolvimento saudável da criança autista.
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    A criança autista dentro do sistema único de saúde: qual o direito da criança autista dentro do SUS?
    (2024-07) Carvalho, Caroline Mendes Jackson; Rojas, Eliane Aparecida Montanha
    Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por finalidade investigar através de estudos realizados por artigos, quais são os direitos dos usuários com Transtorno do Espectro Autistas dentro do Sistema Único de Saúde, direitos dos quais são garantidos por várias leis e políticas públicas. Foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico acerca do tema, por meio de pesquisas com as palavras-chave em artigos científicos, revistas online, Scielo e Pepsic. A pesquisa possui como objetivo apresentar o que é e como funciona o Sistema Único de Saúde e quais os direitos são regulamentados para os portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Conclui enfatizando a importância do diagnóstico nas crianças, no qual podem realizar terapias com a equipe e principalmente com o profissional da área de psicologia, entretanto, é de extrema importância a capacitação dos profissionais para que estejam preparados para trabalhar com esse público de maneira eficaz.
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    Autismo na escola: os desafios dos professores de escolas públicas e particulares
    (2022) Mariano, Julieny Quaglia; Florido, Carla
    A inclusão da criança diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista vai além da matrícula na escola regular. A inclusão é a adaptação do ambiente, profissionais e material, para assim o discente se sentir pertencente a instituição escolar. Quando a inclusão ocorre verdadeiramente, ela resulta em benefícios para a criança com diagnóstico, auxilia na sua interação com o meio, o cognitivo é desenvolvido, a coordenação motora e todos os processos de ensino, bem como gera aprendizado para toda equipe educacional. Esse estudo teve por objetivo verificar as lacunas enfrentadas pelos docentes, no processo de inclusão de crianças diagnosticadas com TEA, em escolas regulares, públicas e particulares de Sinop-MT. O trabalho foi realizado por livros e artigos de 1997 devido à história do Autismo até 2020, durante março, abril e maio do ano de 2022 e contou também com a coleta de dados primários, sendo aqueles obtidos diretamente do pesquisador com a utilização de seus devidos instrumentos e experiência. Essa pesquisa contou com 20 docentes, que atualmente trabalham com crianças diagnosticadas tanto no Ensino infantil e Fundamental. Os dados primários foram coletados, por meio de um questionário online, a pesquisadora entrou em contato com os professores via mensagem eletrônica e disponibilizou o link para responder questões objetivas. Esse questionário contou com o sigilo, não sendo necessário identificar o nome e escola em que trabalha, visando à ética profissional. Ao final da pesquisa foi possível perceber que as lacunas apresentadas pelos docentes na promoção da inclusão são diversas, os dados obtidos na pesquisa de campo se similiarizam com as teorias estudas.

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