Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

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O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

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    Influência das técnicas de micropigmentação na melhora da autoestima pós mastectomia
    (2022) Dorta, Mariana dos Reis; Dalmolin, Rafaela
    O câncer de mama é uma das doenças que mais afeta mulheres em todo o mundo podendo levar até a morte. Por se tratar de um tratamento rigoroso, leva a mulher a ter grandes efeitos negativos, como problemas com autoestima, doenças psicológicas sendo depressão e ansiedade, além dos problemas sexuais ligados à sua imagem e relacionamentos, sabendo disso, esse trabalho teve como objetivo analisar a influência das técnicas de micropigmentação na melhora da autoestima após mastectomia e o grau de satisfação com o procedimento de micropigmentação. Essa pesquisa tratou-se de uma pesquisa de campo, exploratória com abordagem qualitativa, por meio de questionários com as clientes da Clínica de Estética e Micropigmentação Silvana Souza. Foi possível observar através desse trabalho que das 4 entrevistadas, 100% (n=4) eram do sexo feminino e 100% (n=4) tinham entre 25 e 50 anos. Quanto ao grau de satisfação com o resultado em relação a autoestima, 2 das 4 entrevistadas sentiram melhora na autoestima, sendo 100% (n=4), em relação a dor,100% (n=4) responderam que não sentiram dores ou incomôdo durante o procedimento, já em relação a influência em suas vidas sexuais considerando o grau de 0 a 10, 50% (n=2) respondeu 8 de 10 e 50% (n=2) respondeu 10 de 10. Considerando o grau de satisfação das clientes entrevistadas, 100% (n=4) considera o procedimento satisfatório.
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    O uso da toxina botulínica e acido hialurônico para rejuvenescimento facial e melhora do autoestima
    (2022) Alkimim, Ana Daira Ferreira de Souza; Gois, Monica Teixeira
    O envelhecimento é estigado por modificações classificadas como intrínseco, que se descreve como um processo biológico natural com passar do tempo, e extrínseco causado por fatores ambientais, radiação ultravioleta, má alimentação etc. O envelhecer é uma fase da vida que sofre diversas mudanças, dentre elas as modificações na pele, que causam rugosidades estatísticas e dinâmicas, discromias, flacidez, manchas etc. Devido as características causadas pelo envelhecimento, as pessoas são muito afetadas em sua autoestima, por serem disfunções esteticamente indesejadas. Com isso, este trabalho tem o objetivo de relatar os benefícios dos injetáveis, com uso da toxina botulínica e ácido hialurônico, a fim de tratar o envelhecimento. Além disso, tem como objetivo buscar estudos científicos sobre a toxina botulínica e o ácido hialurônico, que são procedimentos procurados para fins rejuvenescedores, tem o intuito de tratar o envelhecimento cutâneo, trazendo o rejuvenescimento e sanando a baixa autoestima. Todo conteúdo deste trabalho, teve como finalidade realizar um levantamento bibliográfico e uma pesquisa explicativa, afim de demonstrar o que foi adquirido através de artigos científicos, revistas, livros e sites oficiais, disponibilizados nas plataformas como, Scielo (Scientific Electronic Library Online), Pubmed e biblioteca da faculdade Unifasipe. Estas citações foram selecionadas de artigos com recorte temporal de 2012 a 2022. O tempo de pesquisa e coleta de dados, teve início em março de 2022 a outubro de 2022, foram feitas em diversos idiomas. As pesquisas citadas neste artigo, apontam resultados satisfatórios e eficazes com o uso da toxina botulínica e do ácido hialurônico, para o rejuvenescimento facial.
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    Percepções de adolescentes acerca da influência negativa das redes sociais na autoestima
    (2022) Kopsell, Bruna Monara Sona; Bertocco, Carla Florido
    As redes sociais estão frequentemente presentes no cotidiano de muitos adolescentes, visto que oferecem um ambiente com múltiplas possibilidades, entretanto quando associados os cérebros imaturos dos adolescentes pode ser um problema, o objetivo desta produção é investigar a influência negativa das redes sociais e seus impactos no períododa adolescência; compreender a importância das interações nas redes sociais na vida dos adolescentes; apresentar o conceito de Autoestima; conhecer a percepção de adolescentes a repeito de sua autoestima; identificar os principais sentimentos relacionados as redes sociais e a autoestima dos adolescentes; Foram utilizados dois procedimentos para realização da pesquisa, o primeiro se referiu a coleta de dados teóricos em uma revisão da literatura com recorte temporal entre 2000 até o momento a fim de fundamentar a pesquisa e o segundo se referiu a uma pesquisa qualitativa, apartir do problema proposto quais são as percepções de adolescentes acerca da influência negativa das redes sociais na autoestima?, desenvolvida através de um questionário composto por 22 perguntas que buscou identificar e compreender as influências negativas das redes sociais na autoestima através da percepção de adolescentes entre 16 e 17 anos, público alvo desta pesquisa. O levantamento de dados foi realizado no município de Sinop – MT, em três escolas públicas e também de forma online pela plataforma Google Forms. Os resultados obtidos evidenciam que as redes sociais influenciam os sentimentos, comportamentos e pensamentos dos adolescentes, promove moldes e padrões de beleza inalcançáveis e afetando negativamente a autoestima, podendo causar sentimentos de frustração, insatisfação com o próprio corpo, sinais e sintomas de transtornos, ansiosos, depressivos, alimentares, dependência tecnológica, alterações no padrão do sono e alimentação, isolamento e problemas físicos, a plataforma mais utilizada foi o Instagram e o tempo online nas redes sociais costuma ser maior que 4 horas diárias, os adolescentes dizem ter uma instabilidade de média a baixa estima, mas afirmam não se compararem e não se importarem com as interações soando contraditório com as outras respostas obtidas e também por apagarem suas publicações. As contribuições da psicologia também foram apresentadas, principalmente com a finalidade de prevenir e educar os adolescentes para um uso mais assertivo e consciente das redes sociais, além de desenvolver uma capacidade crítica e reflexiva sobre o tema, bem como o fortalecimento de vínculos com os cuidadores e responsáveis e a promoção do autoconhecimento, nas eliminações de distorções cognitivas a respeito da falsa realidade virtual e no acompanhamento terapêutico.
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    Atuação da fisioterapia na síndrome da desarmonia corporal feminina
    (2021-11-30) Frescura, Larissa Maiara Crestani; Andreati, Raiane de Oliveira; Villa, Larissa Silveira Carvalho
    As exigências da atualidade estão proporcionando uma maior busca para fisioterapia Dermatofuncional nas principais alterações corporais em pacientes com Desarmonia Corporal, que estão acometendo muitas mulheres nos dias atuais e levam a busca de tratamentos estéticos. Estas alterações podem levar a transtorno estético e até mesmo problemas psicológicos e sociais. As principais desordens que acometem a autoestima feminina são: Fibro Edema Gelóide (FEG), Flacidez Tecidual e as Estrias, que são afecções multifatoriais que atingem a derme, epiderme e o hipoderme causando alterações na aparência e arquitetura da pele, dessa forma influenciando na baixa estima. Da qual representam um problema significativo para quem as têm, e entre as formas de tratamento destacam-se atuação da fisioterapia Dermatofuncional, apresentando recursos que podem ser utilizados para o tratamento e prevenção dessas afecções, como: Ultrassom Estético, Drenagem Linfática Manual, Radiofrequência e Endermologia-Striort. Procedimentos de modo indolor, não invasivo e sem desconforto. O estudo tem como objetivo analisar a eficácia destes tratamentos, para minimizar estas desordens. Conclui-se que os resultados obtidos através da Dermatofuncional tornam os recursos manuais e de eletroterapia valiosos, podendo trazer consigo resultados que satisfaçam a expectativa das pacientes e proporcionando-lhes melhor qualidade de vida e bem-estar nas mulheres. Os unitermos utilizados foram programas de acreditação, controle de qualidade, fase pré-analítica, automação no laboratório de análises clínicas, identificação de erros préanalíticos. Como critério de inclusão na pesquisa serão: artigos científicos disponíveis na integra e com acesso eletrônico livre e com textos completos, estudos publicados no idioma português e inglês, com o assunto descrito sendo pertinente ao objetivo do estudo, artigos selecionados a partir de 1998 até a data corrente. No total, 117 artigos ou documentos foram analisados, incluindo manuais técnicos do Ministério da Saúde do Brasil.
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    A influência da maquiagem na autoestima de mulheres com câncer de mama
    (2018) Silva, Gisleide Roberta da; Bonani, Silmara
    Atualmente o câncer de mama é uma das doenças mais temidas pelas mulheres, devido a sua grande incidência e sua consequência no que diz respeito a beleza e autoestima, pois o seu resultado ocasiona diversas modificações no corpo da mulher. Sabendo disso, este trabalho teve como objetivo mostrar a influência da maquiagem na autoestima de mulheres que estiveram ou ainda estão no tratamento do câncer de mama e a importância da mesma na vida das pessoas: i). Detectar em que nível esteve a auto estima das mulheres após serem detectadas com câncer de mama; ii) identificar o grau de satisfação das mulheres após a realização de uma maquiagem. Esta pesquisa caracterizou-se de uma metodologia bibliográfica, exploratória com abordagem qualitativa e quantitativa, nas mulheres da REFECCS, Rede Feminina de Combate ao Câncer de Sinop. Foi realizado na prática maquiagens em 07 mulheres voluntarias, todas assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e o Termo de Autorização de Uso de Imagem e responderam o questionário proposto para verificação e analise dos resultados. Onde 100% (n = 7) acreditam que a maquiagem ajuda a valorizar a beleza das mulheres independentemente de qual fase de tratamento ela esteja e 100% (n=7) pretendem fazer a maquiagem mais vezes por ter influenciado na autoestima. Conclui-se com a autoestima das pacientes em tratamento do câncer de mama é influenciado pela a maquiagem com a percepção de sentirem-se belas e mais confiante após a realização da maquiagem.
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    A Autopercepção materna no período de puerpério
    (2021) Santos, Graziella Julia Wavrita Rodrigues dos; Santos, Graziella Julia Wavrita Rodrigues dos; Medeiros, Luíza Alvarenga Marques de
    A autopercepção diz respeito à imagem que o indivíduo possui de si mesmo, ou seja, relaciona-se com as crenças e valores que a pessoa dispõe acerca de si própria e está relacionada ao contexto em que o sujeito está inserido. Dessa forma, focalizando no período de puerpério, este estudo teve como objetivo verificar a percepção que as puérperas possuem sobre si próprias com relação ao papel materno que estão desempenhando. Logo, para esse fim, este trabalho salientou a interferência que as modificações físicas e psíquicas presentes no corpo da mulher nesse período desempenham sobre a ideia que ela apresenta de si. Também, destacou-se a importância que a percepção cultural acerca da maternidade dispõe no tocante à concepção das mulheres-mães. Consequentemente, esta pesquisa abrangeu a autoestima materna, uma vez que esta trata do julgamento que o indivíduo produz e conserva a respeito de si mesmo. O levantamento de dados desta pesquisa foi realizado no CIAMS Jacarandás (Centro Integrado de Atendimento Municipal em Saúde) da cidade de Sinop-MT com puérperas da faixa etária de 15 a 40 anos e utilizou-se a Escala de Autoestima Materna. Ao contrário da hipótese levantada nesta pesquisa de que a autopercepção materna no período puerperal está voltada ao pensamento de incapacidade e sentimento de culpa, por considerar-se não ser uma boa mãe; a pesquisa concluiu que as puérperas participantes sentiam-se capazes, felizes e satisfeitas, entretanto, os sentimentos de responsabilidade e medo fizeram-se presentes na grande maioria. A importância desta pesquisa justifica-se em razão de sua contribuição para a comunidade em geral, principalmente para a gestão pública, considerando que levantou dados significativos para que os investimentos na área da saúde da mulher possam ser aplicados adequadamente, entre eles os cuidados relativos à gestação, um período que se mostrou mais instável para esse públic
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    Recolocação do aposentado no mercado de trabalho: motivos que permeiam a decisão do aposentado a retornar ao mercado de trabalho
    (2020) Schowanz, Andreia; Cesar, Ana Paula Pereira
    A recolocação do aposentado no mercado teve um aumento progressivo nos últimos anos. Com o avanço da expectativa de vida e melhora da qualidade de vida, os indivíduos estão se mantendo ativos por mais tempo. Outro fator que também contribui com esse cenário é o crescimento das aposentadorias precoces, geralmente por tempo de contribuição. O estudo em questão teve como objetivo apontar os fatores que levam os aposentados a retornarem ao mercado de trabalho, visto que esse tem sido um cenário crescente na atualidade, bem como identificar suas expectativas quanto a essa nova fase de sua vida, e quais medos e angústias são enfrentados por eles. Refere-se à aposentadoria em seus diversos ciclos, explana-se sobre a importância do trabalho na vida do indivíduo, quais os direitos garantidos por Lei ao idoso, como também a qualidade de vida na terceira idade. O trabalho trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa e explicativa, realizada com aposentados de uma rede de supermercados, no município de Sinop – MT. Foi aplicado um questionário estruturado com perguntas semifechadas, com intuito de responder a hipótese levantada, que se trata de compreender os fatores que influenciam o desejo dos aposentados por continuar no mercado de trabalho. De acordo com os dados coletados, foi possível identificar que os motivos que permeiam a volta do aposentado ao mercado de trabalho são tanto financeiros quanto sociais, destacando-se, entre esses motivos, o desejo de continuar ativo para se sentir produtivo, para estar em contato com outras pessoas, para preenchimento do tempo livre e para se sentir atualizado; descreve-se também a maneira como cada indivíduo encara os temas trabalho e aposentadoria. Ficou em evidência que todos esses fatores apontados no questionário influenciaram fortemente na decisão dos aposentados, sendo possível observar claramente que não se trata apenas de interesses financeiros este retorno do aposentado ao mercado de trabalho.
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    Cirurgia de mamoplastia: insatisfação, sentimentos e autoestima
    (2018) Frubel, Vera Vianna; Bertocco, Carla Florido
    As mamas são muito importantes para as mulheres, elas são símbolos de maternidade, feminilidade, sexualidade e vaidade. Quando elas não estão da forma que a mulher deseja, isso causa sofrimento afetando seu estado mental e muitas vezes, só vai sentir-se bem novamente, quando fizer a intervenção cirúrgica deixando os seios do jeito que deseja. O presente estudo teve por objetivo caracterizar os aspectos, demonstrar quais os quadros emocionais, insatisfação e autoestima pelos seios presentes na concepção da imagem corporal de mulheres que fizeram o procedimento estético de mamoplastia para aumento das mesmas. Através desse estudo de campo que teve como ponto principal, investigar e identificar até que ponto a insatisfação e sentimentos e autoestima interferem na autoimagem das mulheres, fazendo com que opte pela decisão de fazer uma intervenção cirúrgica de mamoplastia, para recuperar a autoestima e se sentir empoderada, feliz e satisfeita com as mamas. Vivemos em um mundo globalizado onde a mídia e sociedade tem suas contribuições para a insatisfação da mulher com sua aparência física. Obteve-se com essa pesquisa dados relevantes, demonstrando que a autoestima das mulheres aumentou após a cirurgia, e que a principal insatisfação foi sobre o aspecto das mamas, pois a principal queixa é que eram pequenas e flácidas e isso causava sentimentos negativos e diminuía a autoestima.

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