Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

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O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

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    Benefícios da abordagem equoterapêutica da fisioterapia no transtorno do Espectro Autista (TEA) na infância
    (2024-07) Rebelatto, Vitória Maria Gunsch; Tribioli, Ricardo Alexandre
    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é descrito como um transtorno do neurodesenvolvimento que impacta a comunicação, o comportamento, o desenvolvimento motor e social, apresentando desafios significativos tanto para as crianças afetadas quanto para suas famílias. Nesse cenário, a Equoterapia emerge como uma opção terapêutica que utiliza a interação com cavalos como meio comprovado de promover melhorias na qualidade de vida dos diagnosticados com o transtorno. Reconhecida por seu papel abrangente no tratamento psicológico, social, sensorial, físico, motor, postural, emocional e cognitivo das crianças no espectro autista, a Equoterapia se destaca ao incorporar a interação com os equinos, o ambiente natural e a equipe multidisciplinar envolvida no monitoramento do progresso do praticante. Com sessões de apenas trinta minutos, a criança tem seu desenvolvimento incentivado positivamente por estímulos de ajustes tônicos, interações sociais, estímulos cognitivos, sensoriais e proprioceptivos direcionados às suas necessidades individuais. Este trabalho foi realizado em formato de revisão bibliográfica por meio de pesquisas, livros e artigos científicos já publicados e referenciados, com o objetivo de salientar os benefícios que a Equoterapia é capaz de proporcionar ao desenvolvimento global da criança autista
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    A influencia da Equoterapia em portadores de paralisia cerebral
    (2021-12-03) Kaminski, Juliana; Carvalho, Fabiano Pedra
    O presente estudo trata-se de uma revisão metodológica, sobre a Paralisia Cerebral (PC), com o objetivo de identificar os estudos sobre o tema na presente literatura. Vários são os fatores causadores da PC uma delas seria lesão estática ocorrida no período pré-natal durante a gestação, perinatal durante o nascimento ou pós-natal após o nascimento até os cinco anos de idade, afetando o sistema nervoso central em fase de maturação causando um desenvolvimento anormal do cérebro, a porcentagem de crianças com PC é de 1,5 a 5,9/1000 nascidos vivos sua maior porcentagem é em sexo masculino, alerta que nos casos como no Brasil que é um pais em desenvolvimento estes problemas pode estar relacionado com más condições na saúde e mal nutrição materna e infantil, a perspectiva de vida dos portadores que apresentam PC severa 95% vivem até os dez anos de idade, 75% até os vinte anos de idade e 60% até os trinta anos de vida, o objetivo deste trabalho é demonstrar aos acadêmico em fisioterapia o tratamento de crianças portadoras de paralisia cerebral através da equoterapia que vai exigir uma participação total do corpo do praticante favorecendo sua evolução geral dos membros, o movimento do equino favorece o estímulo de associação psicomotora do praticante, a inclusão de fisioterapeutas em programas de reabilitação em comunidades é muito importante, pois irá ajudar na melhora do quadro de saúde desda população, favorecendo um progresso e seu bem estar, a fisioterapia tem com objetivo reduzir as consequências e garantir o máximo funcionamento, são realizadas tecnicas para reduzir a hipertensão muscular e ainda contribuindo para amenizar reflexos negativos.
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    Equoterapia e os benefícios da atuação fisioterapêutica em crianças com necessidades especiais
    (2018) Santos, Márcia Ferreira dos; Leite, Tailini Rodrigues da Costa; Villa, Larissa Silveira Carvalho
    A equoterapia é um método que utiliza o cavalo como um instrumento cinesioterapêutico, que visa promover uma melhora global de pacientes portadores de deficiências. O trabalho em foco tem como objetivo avaliar os benefícios oferecidos da equoterapia no tratamento de crianças portadora da Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista e Paralisia Cerebral. Sendo estas patologias que agridem severamente a coordenação motora, tônus e força muscular, equilíbrio, propriocepção e atenção. Estes necessitam de intervenção para tratamento precoce, sendo o cavalo a ferramenta de tratamento indispensável para atingir as áreas motoras, afetivas e cognitivas. Com bases em todos os estudos realizados, a equoterapia mostra-se eficiente no tratamento de crianças com as patologias citadas no artigo e também, fazem-se necessárias mais pesquisas sobre os temas, com a finalidade de proporcionar o auxílio do enriquecimento literário. Esta é uma pesquisa que trata de uma revisão bibliográfica, de forma qualitativa, em que as bases de dados foram Scielo (Scientific Eletronic Library Online), Redaly (Rede de Revistas Cientificas da América Latina), Dialnet (Sistema aberto de informações de revista publicadas), Revista Neurociência, Ande-Brasil (Associação Nacional de Equoterapia) e Efdeportes (Revista digital educacional Física e Deportes). Mostrando-se um tratamento eficiente dentro destas patologias, proporcionando efeitos positivos em meio físico, social e mental do praticante, sendo essencial o ele Fisioterapia junto a equoterapia, para alcançar todos os objetivos almejados.
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    Contribuição da Equoterapia para o desempenho funcional de crianças com autismo
    (2020) Passoni, Gabriela; Fortes, Tatiane Favarin Rech
    O interesse pela Equoterapia deu-se por meio do reconhecimento de que essa terapia apresenta resultados benéficos para a melhora de movimentos corporais em seres humanos. Nesse sentido, ao se portar para a clientela de crianças acometidas por autismo, objetiva-se demonstrar que este recurso cinesioterapêutico contribui significativamente para o desenvolvimento de crianças com este transtorno, também conhecido por Transtorno do Espectro Autismo (TEA). O cavalo, animal imprescindível para o uso e aplicação deste método, precisa ser escolhido de modo criterioso que vise atender às necessidades do praticante, o qual deverá ser diagnosticado por uma equipe de profissionais, incluindo o psicólogo, que comporá a equipe multidisciplinar que acompanhará as sessões. Nesse sentido, a fim de contemplar os objetivos, a metodologia utilizada corresponde à Pesquisa Bibliográfica, fazendo-se revisão da literatura apresentada, analisando e explorando artigos e periódicos que já fizeram pesquisa participante. Na análise realizada, a bibliografia consultada denotou que esta terapia obtém resultados positivos para crianças com TEA, favorecendo melhora nos seus aspectos psicomotores e em vínculos sociais. A criança autista precisa compreender, favorecido pela ajuda de profissionais, que os vínculos e afetos não podem se restringir a uma pessoa, qual seja sua mãe, pai, irmãos ou pessoas com quem convive diariamente. É no coletivo que se interage e se convive harmoniosamente (ou pelo menos deveria ser assim). Nesse cenário, o papel do psicólogo mediante a contemplação de resultados favoráveis, principalmente à criança com autismo, condiz com uma das funcionalidades de sua atuação no meio social, conferindo à Psicologia, e reforçando, sua importância de Ciência imprescindível em vários campos sociais que perpassam as relações humanas.

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