Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

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O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

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    Análise da adversidade psiquica em pais de crianças com transtornos do espectro autista: uma abordagem interdisciplinar
    (2024-07) Silva, Fabiana Luzia da; Costa Filho, Leonço Alvaro
    Esta pesquisa aborda a análise das adversidades psíquicas enfrentadas pelos pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de uma abordagem interdisciplinar. O TEA trata-se de um desvio no neurodesenvolvimento que impacta no desenvolvimento tanto da comunicação quanto da sociabilização, e também comportamental. O estudo ressalta que os pais de crianças com TEA estão expostos a diversos desafios e estressores psicossociais, como o impacto emocional de receber o diagnóstico, as dificuldades na interação com a criança, as demandas de cuidados especiais e o enfrentamento de preconceitos sociais. Essas adversidades podem levar ao desenvolvimento de problemas de saúde mental nos pais. Destaca a importância de fortalecer a rede de suporte familiar, oferecer espaço para expressão de sentimentos, promover a autonomia dos pais na tomada de decisões e disponibilizar recursos de intervenção precoce para a criança com TEA. Além disso, destaca-se a importância de qualificar os profissionais de saúde para que estejam aptos a interagir, de maneira empática e eficaz, com os pais de crianças autistas, com o objetivo de oferecer suporte emocional, informações relevantes e estratégias de enfrentamento, a fim de melhorar a qualidade de vida dos pais e, simultaneamente, promover o desenvolvimento saudável da criança autista.
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    Intervenção fisioterapêutica na unidade de terapia intensiva neonatal: revisão de literatura
    (2021-12-03) Farias, Alessandra Oliveira de; Ruhoff, Gabriela Munhoz; Carvalho, Fabiano Pedra
    A atuação da fisioterapia dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) passou a ser obrigatória por lei, atuando em conjunto com a equipe multidisciplinar, sendo responsável pelas intervenções terapêuticas (fisioterapia respiratória e/ou motora), e pela avaliação e prevenção funcional do bebê. O desenvolvimento contínuo de métodos de fisioterapia na UTIN tem trazido o que há de melhor em procedimentos e recursos para essa população, o que contribui para reduzir a morbidade neonatal, encurtar o tempo de internação e reduzir os custos hospitalares. Este trabalho teve como objetivos apresentar casos de prematuridade, as vantagens e a importância da intervenção fisioterapêutica dentro da UTIN, relatar as alterações respiratórias e motora que o bebê poderá manifestar e os recursos utilizados pela fisioterapia em conjunto com a equipe multidisciplinar para promover uma melhor adaptação do recém-nascido nesse período. Bebês prematuros costumam apresentar doenças respiratórias e a fisioterapia faz parte do tratamento preconizado na UTIN, realizando técnicas de higiene brônquica como vibração, drenagem postural e sucção. A fisioterapia pode restaurar e estimular o RNPT no ambiente da UTIN para reduzir os efeitos do atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e estimular o encaminhamento desses pacientes após a alta para o ambulatório. Trata-se de revisão de literatura, exploratória, com abordagem qualitativa e recorte temporal de 2010 a 2021, utilizando-se a base de dados SCIELO (The Scientific Electronic Library Online), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine (Pubmed) e Revistas Online.
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    A intervenção fisioterapêutica no paciente com Síndrome de Down: uma revisão bibliográfica
    (2021-12-01) Schrader, Ana Paula; Silva, Gabriel Gheller; Gonçalves, Makelly Petrikic
    A Síndrome de Down (SD) é uma condição genética, ao qual o portador é submetido a uma série de características físicas e mentais específicas. Diante disso, pode apresentar algumas características como hipotonia generalizada, cardiopatias e maior incidência de infecções respiratórias, alterações posturais, déficit de equilíbrio e coordenação motora, incapacidade intelectual. Quando o indivíduo é exposto precocemente a estímulos adequados, existe um grande potencial para uma vida saudável com inclusão social, ficando evidente a necessidade de uma criança com SD ser acompanhada pelo fisioterapeuta e pela equipe multidisciplinar, afim de obter uma melhor qualidade de vida e independência. A estimulação precoce vem através de técnicas e conceitos, como a equoterapia, fisioterapia aquática ou hidroterapia, conceito de Bobath, cinesioterapia, modelo Lúdico, fazendo com que a criança consiga aprender e evoluir suas condições motoras e ser inserida na sociedade. Nesta monografia apresenta-se um estudo de revisão de literatura onde seu objetivo é simplificar e compreender a síndrome de down e quais as áreas de intervenção de um fisioterapeuta. Estudo exploratório do tipo revisão de literatura, onde foi utilizado descritores de pesquisa, “Síndrome de Down”, “Fisioterapia” e “Intervenção”, nas seguintes bases de dados: Google acadêmico e Scielo, na linha do tempo de 2005 a 2021.

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