Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

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O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

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    Procura e adesão ao tratamento psicoterapêutico para pessoas idosas com problemas mentais
    (2023-12) Araujo, Luanna Karla de Souza Costa; Andrade, Leonço Alvaro Costa Perez de
    O processo de envelhecimento, inerente à condição humana, traz consigo alterações biológicas que influenciam na execução de atividades cotidianas e, em alguns casos, podem levar ao desenvolvimento de distúrbios psicológicos. Este estudo foca no tratamento psicoterapêutico para idosos, uma abordagem reconhecida e eficaz para lidar com questões emocionais e conflitos internos. A psicoterapia objetiva desenvolver habilidades de resiliência, ajudando o paciente a superar situações traumáticas e a explorar sentimentos e experiências perturbadoras. Este método se mostra primordial para tratar distúrbios mentais em idosos, embora a resistência a esse tratamento seja comumente encontrada entre os mais velhos, que tendem a vê-lo como destinado apenas a pessoas mentalmente incapazes. Nesta perspectiva, o presente estudo fará uma análise completa abordando o tema em questão, fazendo uso de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa para descrever e analisar corretamente as informações selecionadas e recolhidas. A psicoterapia em idosos com distúrbios mentais vem sendo necessária nos últimos tempos e é vista como um método com melhora significativa tendo resposta em diversos estudos, no entanto, a recusa dessa comunidade pela adesão do tratamento ainda é uma grande barreira a ser vencida e existem inúmeros fatores que ocasionam essa situação que prejudica a saúde mental e até mesmo física desses idosos.
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    Desafios contemporâneos da adolescência: os fatores de risco para o desenvolvimento de ansiedade
    (2023-12) Almeida Junior, Antonio Carlos de; Anizio, Diego
    Este Trabalho de Conclusão de Curso trata sobre o tema “Desafios contemporâneos da adolescência: os fatores de risco para o desenvolvimento de ansiedade” apresentando no corpo do texto os conceitos de termos como ansiedade adolescência, psicoterapia, além de explicar sobre a importância do acompanhamento terapêutico e seus benefícios na vida desses adolescentes. O objetivo foi compreender os fatores que influenciam no desencadeamento da ansiedade, identificar as mudanças que podem afetar nesses casos, e apresentar os efeitos da psicoterapia nessa complexa transição da infância para a idade adulta conhecida com adolescência, sendo esse um período do ciclo de vida em que a intensidade dos sentimentos e experiências estão envolvidas no processo de construção de si mesmos. O estudo teórico baseia-se numa revisão da literatura sobre a possível ligação entre as dinâmicas juvenis e as necessidades nos contextos socioculturais contemporâneos. É possível verificar que as demandas culturais podem se sobrepor às características típicas desse período do ciclo vital, resultando na existência de transtornos psicológicos.
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    Psicoterapia de grupo com crianças que apresentam comportamento agressivo: um estudo de caso
    (2018) Ferraz, Dainara Coelho; Bertocco, Carla Florido
    O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo no comportamento de um grupo de crianças com características agressivas e, desta forma, identificar os fatores que as leva a ativar a raiva. O atendimento aconteceu na clínica-escola da faculdade FASIPE, em um total de 12 sessões estruturadas, com foco em realizar uma psicoeducação sobre essas ações e proporcionar medidas, de modo a possibilitar a solução de seus problemas, reduzindo as respostas agressivas. Para isso, também foram realizadas sessões de orientações com os responsáveis, para que eles pudessem entender os problemas e auxiliar na manutenção de respostas positivas. Utilizou-se livros de histórias sobre os tipos de pensamentos, sentimentos, emoções e raiva, para que a psicoeducação pudesse ser realizada. Também foram utilizados materiais que auxiliam no entendimento de soluções de problemas para que, quando confrontados, saibam como lidar e também dinâmicas para o controle de raiva. Foi possível identificar os fatores que geram agressividade, os quais estão inseridos no contexto psicopatológico e ambiental. O trabalho de psicoeducação obteve respostas positivas, demonstrando a evolução das amostras, tanto quanto, a melhora na visão dos cuidadores em relação ao comportamento e a criança. Pode-se concluir, então, que um trabalho psicoeducativo, estruturado e com focos específicos dá possibilidade de intervenção, modificação e manutenção de comportamentos.

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