Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Adolescência, transtorno borderline e vínculo familiar
    (2021) Valerio, Diana Sabino Sauer; Regauer, Cleoní Carmen
    O Transtorno de Personalidade Borderline – TPB, se caracteriza, essencialmente por seu padrão difuso e instável nas relações interpessoais, na autoimagem e uma impulsividade acentuada, assim como um medo profundo do abandono ou à sua mera menção. O presente estudo buscou o entendimento das características borderlines e a forma de manifestação no período da adolescência, considerada uma fase de mudanças físicas, cognitivas e emocionais que consolidam a estrutura da psique e que modela a forma final da personalidade. Portanto, o objetivo da pesquisa foi de descrever sobre o transtorno de personalidade borderline na adolescência, suas particularidades e como o tratamento psicoterapêutico atua em relação ao vínculo entre o adolescente e sua família. Para alcance do objetivo definido, foi necessário descrever as características do Transtorno de Personalidade Borderline, indicando as peculiaridades da adolescência, características da formação de vínculos para os adolescentes e compreensão de como se processa as formas de tratamento para o transtorno. A justificativa para abordar o tema em questão, baseou-se nos aspectos do transtorno que sugerem que tanto o adolescente quanto sua família, precisam adaptar-se, representando um desafio na relação familiar e no estabelecimento de vínculo terapêutico. Quanto ao problema de pesquisa, este estudo investigou as contribuições que tratamento psicológico pode fornecer aos adolescentes borderlines, relacionado à forma de lidar com seu transtorno e seus vínculos. A metodologia de pesquisa consistiu em uma revisão de literatura exploratória e qualitativa, com apresentação e discussão de estudos publicados entre os anos de 2010 a 2021. Como resultados, os estudos enfatizaram a melhoria da organização psíquica do adolescente borderline através do autoconhecimento e regulação emocional proporcionado pelo tratamento psicoterápico. De maneira geral, os estudos também destacaram a confiança, autonomia e produtividade dos pacientes, além de questões relacionadas à família e intervenções que reduzem sintomas como a impulsividade característica do TPB.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.