Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    O uso da toxina botulínica do tipo A no tratamento e prevenção de rugas
    (2025-06) Neves, Weslaine Hernandes; Ferreira, Daniele de Quadros
    O envelhecimento facial resulta de fatores intrínsecos e extrínsecos, configurando-se como um processo inevitável. Essa realidade tem impulsionado a busca por procedimentos de rejuvenescimento, especialmente diante da rápida evolução dos padrões estéticos, visando atenuar os sinais do envelhecimento cutâneo, promovendo uma aparência mais jovem e saudável. Com isso, a TBA vem sendo amplamente utilizada para oferecer o rejuvenescimento facial. O objetivo deste trabalho foi compreender o uso da toxina botulínica tipo A no tratamento e prevenção das linhas de expressões. A pesquisa se dá por meio de uma pesquisa bibliográfica pela Biblioteca virtual da saúde (BVS), Google acadêmico e Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Pubmed, além de dissertações das universidades brasileiras e estrangeiras, com um recorte temporal entre os anos 2010 e 2024. A TB é produzida pela bactéria Clostridium botulinum, pertence à família Clostridiaceae. As toxinas produzidas por essa bactéria podem se apresentar em oito sorotipos, porém apenas o sorotipo A tem legalidade para ser utilizada na estética. Atualmente existem sete marcas de TBA com o uso aprovado pela ANVISA, sendo elas: Botox®, Dysport®, Xeomin®, Botulift®, Prosigne®, Botulim® e Nabota®. A TBA pode ser aplicada em diversas regiões da face, para, assim, atenuar as rugas do terço superior, médio e inferior. A pesquisa concluiu que o uso da TBA é uma técnica segura e eficaz, com o intuito de proporcionar uma face harmônica e maior satisfação ao paciente.
  • Item
    Influencia dos fatores intrínsecos no risco de quedas em idosos
    (2018) Lucena, Cristhyna Rodrigues Pereira; Carvalho, Joelma Pereira; Carvalho, Fabiano Pedra
    O envelhecimento é caracterizado por alterações estruturais do organismo, ou seja, é um processo progressivo e natural envolvendo a incapacidade de realizar funções e mecanismos (CODO et al., 2016). A queda é um evento não intencional que tem como conseqüência a modificação em relação à posição do indivíduo para um nível inferior em relação a sua posição inicial (FABRÍCIO et al., 2004). As causas das quedas podem ser múltiplas, incluindo os fatores intrínsecos que são as alterações provocadas pelo processo do envelhecimento normal (LOJUDICE et al., 2010). O Objetivo da pesquisa bibliográfica foi demonstrar a influência dos fatores intrínsecos no risco de quedas em idosos e a prevenção dos mesmos utilizando a fisioterapia, que irá revelar como as atividades físicas podem melhorar o equilíbrio e a estabilidade postural. Os estudos foram realizados de setembro de 2018 até maio de 2019. Com a finalidade de atingir o objetivo exposto foi realizada uma pesquisa bibliográfica com fontes de livros no qual utilizamos 5 e artigos científicos que foram utilizados 20.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.