Biblioteca Digital de Monografias - BDM/FASIPE

URI permanente desta comunidadehttp://216.238.99.214/handle/123456789/1

O Repositório Institucional da Faculdade Fasipe foi criado para preservar a produção científica e a memória intelectual da instituição. O repositório é uma base de dados online que engloba a produção digital de uma instituição de maneira organizada, e suas funções principais são o armazenamento e a disponibilização de conteúdo.

Missão: armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso á produção científica e institucional da UNIFASIPE, Faculdade Fasipe e da Faculdade Fasip.
Possui como objetivos: contribuir para o aumento da visibilidade da produção científica da instituição; preservar a memória intelectual da Faculdade; reunir em um único local virtual e de forma permanente a produção científica e institucional; disponibilizar o livre acesso aos conteúdos digitais; ampliar e facilitar o acesso à produção científica de uma forma geral.

O Repositório Institucional (R.I.) da Faculdade Fasipe é uma iniciativa de acesso aberto e gratuito. Possui como licença padrão a CC BY-NC 3.0 BR.

Notícias

www.fasipe.com.br

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    O teste Timed Up And Go prediz queda no idoso
    (2025-06) Martins, Maria Vitória Souza; Moraes, Suzana Albuquerque de
    O teste Timed Up and Go (TUG) é amplamente utilizado para estimar o risco de quedas em idosos. Apesar de sua complexidade, geralmente apenas o tempo total é considerado. A evolução tecnológica dos smartphones possibilitou o desenvolvimento de aplicativos voltados para monitoramentos diagnósticos. Este estudo teve como objetivo analisar o TUG como ferramenta de avaliação da força muscular em idosos comunitários. Foi conduzido um estudo observacional, transversal e analítico. As quedas em idosos representam um desafio relevante para a saúde pública. Observa-se uma melhora nas condições gerais de saúde dessa população, possivelmente atribuída ao avanço da medicina, mudanças no comportamento, programas voltados ao idoso, aumento do nível socioeconômico e transformação no perfil epidemiológico populacional. A identificação do risco de quedas é essencial para formulação de políticas públicas de saúde, dado que a queda caracteriza-se por um deslocamento não intencional para um plano inferior, devido a diversos fatores que afetam o equilíbrio corporal. A pesquisa teve como foco investigar a eficiência do TUG nesse contexto. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura com artigos das bases PubMed e Scielo entre 2011 e 2021. Os achados indicam que, isoladamente, o TUG não é totalmente confiável para prever quedas, mas quando associado a outros testes funcionais como os de marcha e equilíbrio, contribui significativamente para identificar idosos em maior risco. Com base nos dados da PNAD (1998/2003), que investigou a mobilidade física de idosos no Brasil, verificou-se grande prevalência de dificuldades para caminhar 100 metros, sendo a amostra composta por 28.943 e 35.042 indivíduos com 60 anos ou mais. As variáveis incluíram sexo, faixa etária, região e renda. Os resultados reforçam que políticas públicas voltadas à manutenção da mobilidade são essenciais para reduzir riscos e melhorar a qualidade de vida dos idosos.
  • Item
    Influencia dos fatores intrínsecos no risco de quedas em idosos
    (2018) Lucena, Cristhyna Rodrigues Pereira; Carvalho, Joelma Pereira; Carvalho, Fabiano Pedra
    O envelhecimento é caracterizado por alterações estruturais do organismo, ou seja, é um processo progressivo e natural envolvendo a incapacidade de realizar funções e mecanismos (CODO et al., 2016). A queda é um evento não intencional que tem como conseqüência a modificação em relação à posição do indivíduo para um nível inferior em relação a sua posição inicial (FABRÍCIO et al., 2004). As causas das quedas podem ser múltiplas, incluindo os fatores intrínsecos que são as alterações provocadas pelo processo do envelhecimento normal (LOJUDICE et al., 2010). O Objetivo da pesquisa bibliográfica foi demonstrar a influência dos fatores intrínsecos no risco de quedas em idosos e a prevenção dos mesmos utilizando a fisioterapia, que irá revelar como as atividades físicas podem melhorar o equilíbrio e a estabilidade postural. Os estudos foram realizados de setembro de 2018 até maio de 2019. Com a finalidade de atingir o objetivo exposto foi realizada uma pesquisa bibliográfica com fontes de livros no qual utilizamos 5 e artigos científicos que foram utilizados 20.

Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.

Licença Creative Commons
Estas obras estão licenciadas com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 3.0 Brasil.