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    Desafios da inclusão de frutas no cardápio escolar
    (2025-06) Costa, Samara Paula da; Souza, Ana Paula Gregorius de
    Este trabalho aborda os desafios e estratégias relacionados à inclusão de frutas no cardápio escolar, com foco na atuação do nutricionista dentro das Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs). O estudo destaca a importância da alimentação escolar como ferramenta para garantir segurança alimentar, promover hábitos saudáveis e contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. A Política Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é uma das principais iniciativas nesse sentido, promovendo a oferta de alimentos in natura, especialmente frutas, nas escolas públicas. No entanto, diversos fatores dificultam a implementação eficaz desse objetivo, como limitações orçamentárias, barreiras culturais, logísticas e de aceitação por parte dos alunos. A pesquisa aponta que a baixa familiaridade das crianças com frutas, o alto custo desses alimentos, a resistência a sabores e texturas e os desafios na cadeia de fornecimento (compra, armazenamento e preparo) são entraves frequentes. A atuação dos nutricionistas é essencial para superar essas barreiras, por meio de estratégias educativas, cardápios atrativos e promoção da agricultura familiar. A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é vista como um recurso pedagógico potente para inserir o consumo de frutas na rotina escolar, sendo mais eficaz quando integrada ao currículo e à comunidade. Portanto, o trabalho defende a necessidade de intervenções intersetoriais e contínuas, envolvendo educadores, gestores, famílias e profissionais da saúde, para garantir a efetiva aceitação das frutas pelas crianças, fortalecendo políticas públicas e práticas sustentáveis de alimentação escolar.
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