Psicologia
URI permanente para esta coleçãohttp://216.238.99.214/handle/123456789/20
Todos os autores, co-autores e orientadores autorizaram a publicação digital do arquivo em conformidade com a Lei nº 9.610/98, a título de divulgação da produção científica brasileira, sem ressarcimento dos direitos autorais.
Navegar
4 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Percepções de adolescentes acerca da influência negativa das redes sociais na autoestima(2022) Kopsell, Bruna Monara Sona; Bertocco, Carla FloridoAs redes sociais estão frequentemente presentes no cotidiano de muitos adolescentes, visto que oferecem um ambiente com múltiplas possibilidades, entretanto quando associados os cérebros imaturos dos adolescentes pode ser um problema, o objetivo desta produção é investigar a influência negativa das redes sociais e seus impactos no períododa adolescência; compreender a importância das interações nas redes sociais na vida dos adolescentes; apresentar o conceito de Autoestima; conhecer a percepção de adolescentes a repeito de sua autoestima; identificar os principais sentimentos relacionados as redes sociais e a autoestima dos adolescentes; Foram utilizados dois procedimentos para realização da pesquisa, o primeiro se referiu a coleta de dados teóricos em uma revisão da literatura com recorte temporal entre 2000 até o momento a fim de fundamentar a pesquisa e o segundo se referiu a uma pesquisa qualitativa, apartir do problema proposto quais são as percepções de adolescentes acerca da influência negativa das redes sociais na autoestima?, desenvolvida através de um questionário composto por 22 perguntas que buscou identificar e compreender as influências negativas das redes sociais na autoestima através da percepção de adolescentes entre 16 e 17 anos, público alvo desta pesquisa. O levantamento de dados foi realizado no município de Sinop – MT, em três escolas públicas e também de forma online pela plataforma Google Forms. Os resultados obtidos evidenciam que as redes sociais influenciam os sentimentos, comportamentos e pensamentos dos adolescentes, promove moldes e padrões de beleza inalcançáveis e afetando negativamente a autoestima, podendo causar sentimentos de frustração, insatisfação com o próprio corpo, sinais e sintomas de transtornos, ansiosos, depressivos, alimentares, dependência tecnológica, alterações no padrão do sono e alimentação, isolamento e problemas físicos, a plataforma mais utilizada foi o Instagram e o tempo online nas redes sociais costuma ser maior que 4 horas diárias, os adolescentes dizem ter uma instabilidade de média a baixa estima, mas afirmam não se compararem e não se importarem com as interações soando contraditório com as outras respostas obtidas e também por apagarem suas publicações. As contribuições da psicologia também foram apresentadas, principalmente com a finalidade de prevenir e educar os adolescentes para um uso mais assertivo e consciente das redes sociais, além de desenvolver uma capacidade crítica e reflexiva sobre o tema, bem como o fortalecimento de vínculos com os cuidadores e responsáveis e a promoção do autoconhecimento, nas eliminações de distorções cognitivas a respeito da falsa realidade virtual e no acompanhamento terapêutico.Item A Autopercepção materna no período de puerpério(2021) Santos, Graziella Julia Wavrita Rodrigues dos; Santos, Graziella Julia Wavrita Rodrigues dos; Medeiros, Luíza Alvarenga Marques deA autopercepção diz respeito à imagem que o indivíduo possui de si mesmo, ou seja, relaciona-se com as crenças e valores que a pessoa dispõe acerca de si própria e está relacionada ao contexto em que o sujeito está inserido. Dessa forma, focalizando no período de puerpério, este estudo teve como objetivo verificar a percepção que as puérperas possuem sobre si próprias com relação ao papel materno que estão desempenhando. Logo, para esse fim, este trabalho salientou a interferência que as modificações físicas e psíquicas presentes no corpo da mulher nesse período desempenham sobre a ideia que ela apresenta de si. Também, destacou-se a importância que a percepção cultural acerca da maternidade dispõe no tocante à concepção das mulheres-mães. Consequentemente, esta pesquisa abrangeu a autoestima materna, uma vez que esta trata do julgamento que o indivíduo produz e conserva a respeito de si mesmo. O levantamento de dados desta pesquisa foi realizado no CIAMS Jacarandás (Centro Integrado de Atendimento Municipal em Saúde) da cidade de Sinop-MT com puérperas da faixa etária de 15 a 40 anos e utilizou-se a Escala de Autoestima Materna. Ao contrário da hipótese levantada nesta pesquisa de que a autopercepção materna no período puerperal está voltada ao pensamento de incapacidade e sentimento de culpa, por considerar-se não ser uma boa mãe; a pesquisa concluiu que as puérperas participantes sentiam-se capazes, felizes e satisfeitas, entretanto, os sentimentos de responsabilidade e medo fizeram-se presentes na grande maioria. A importância desta pesquisa justifica-se em razão de sua contribuição para a comunidade em geral, principalmente para a gestão pública, considerando que levantou dados significativos para que os investimentos na área da saúde da mulher possam ser aplicados adequadamente, entre eles os cuidados relativos à gestação, um período que se mostrou mais instável para esse públicItem Recolocação do aposentado no mercado de trabalho: motivos que permeiam a decisão do aposentado a retornar ao mercado de trabalho(2020) Schowanz, Andreia; Cesar, Ana Paula PereiraA recolocação do aposentado no mercado teve um aumento progressivo nos últimos anos. Com o avanço da expectativa de vida e melhora da qualidade de vida, os indivíduos estão se mantendo ativos por mais tempo. Outro fator que também contribui com esse cenário é o crescimento das aposentadorias precoces, geralmente por tempo de contribuição. O estudo em questão teve como objetivo apontar os fatores que levam os aposentados a retornarem ao mercado de trabalho, visto que esse tem sido um cenário crescente na atualidade, bem como identificar suas expectativas quanto a essa nova fase de sua vida, e quais medos e angústias são enfrentados por eles. Refere-se à aposentadoria em seus diversos ciclos, explana-se sobre a importância do trabalho na vida do indivíduo, quais os direitos garantidos por Lei ao idoso, como também a qualidade de vida na terceira idade. O trabalho trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa e explicativa, realizada com aposentados de uma rede de supermercados, no município de Sinop – MT. Foi aplicado um questionário estruturado com perguntas semifechadas, com intuito de responder a hipótese levantada, que se trata de compreender os fatores que influenciam o desejo dos aposentados por continuar no mercado de trabalho. De acordo com os dados coletados, foi possível identificar que os motivos que permeiam a volta do aposentado ao mercado de trabalho são tanto financeiros quanto sociais, destacando-se, entre esses motivos, o desejo de continuar ativo para se sentir produtivo, para estar em contato com outras pessoas, para preenchimento do tempo livre e para se sentir atualizado; descreve-se também a maneira como cada indivíduo encara os temas trabalho e aposentadoria. Ficou em evidência que todos esses fatores apontados no questionário influenciaram fortemente na decisão dos aposentados, sendo possível observar claramente que não se trata apenas de interesses financeiros este retorno do aposentado ao mercado de trabalho.Item Cirurgia de mamoplastia: insatisfação, sentimentos e autoestima(2018) Frubel, Vera Vianna; Bertocco, Carla FloridoAs mamas são muito importantes para as mulheres, elas são símbolos de maternidade, feminilidade, sexualidade e vaidade. Quando elas não estão da forma que a mulher deseja, isso causa sofrimento afetando seu estado mental e muitas vezes, só vai sentir-se bem novamente, quando fizer a intervenção cirúrgica deixando os seios do jeito que deseja. O presente estudo teve por objetivo caracterizar os aspectos, demonstrar quais os quadros emocionais, insatisfação e autoestima pelos seios presentes na concepção da imagem corporal de mulheres que fizeram o procedimento estético de mamoplastia para aumento das mesmas. Através desse estudo de campo que teve como ponto principal, investigar e identificar até que ponto a insatisfação e sentimentos e autoestima interferem na autoimagem das mulheres, fazendo com que opte pela decisão de fazer uma intervenção cirúrgica de mamoplastia, para recuperar a autoestima e se sentir empoderada, feliz e satisfeita com as mamas. Vivemos em um mundo globalizado onde a mídia e sociedade tem suas contribuições para a insatisfação da mulher com sua aparência física. Obteve-se com essa pesquisa dados relevantes, demonstrando que a autoestima das mulheres aumentou após a cirurgia, e que a principal insatisfação foi sobre o aspecto das mamas, pois a principal queixa é que eram pequenas e flácidas e isso causava sentimentos negativos e diminuía a autoestima.