Direito
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Disponibiliza arquivos digitais de TCCs de acadêmicas do curso de Direito da Faculdade FASIPE Cuiabá
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Item A proteção legal da criança em relação aos alimentos e o princípio da dignidade da pessoa humana(2025-06) Alcantara, Michelly Gabriela de Souza; Barbosa, Izabel Ferreira de SouzaA proteção legal da criança em relação aos alimentos é um tema de extrema relevância no ordenamento jurídico brasileiro, especialmente por se vincular diretamente ao princípio da dignidade da pessoa humana, fundamento do Estado Democrático de Direito. A garantia dos alimentos à criança está prevista na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código Civil, refletindo a responsabilidade solidária dos pais e do Estado em assegurar condições mínimas de sobrevivência, desenvolvimento físico, emocional e social. A escolha do tema justifica-se pela necessidade de reafirmar e aprofundar a compreensão dos mecanismos legais de proteção alimentar da infância, etapa vulnerável da vida que demanda atenção especial do Direito e das políticas públicas. Nesse contexto, levanta a seguinte problemática, como: o ordenamento jurídico brasileiro que assegura efetivamente a proteção da criança em relação aos alimentos, à luz do princípio da dignidade da pessoa humana? O objetivo geral deste estudo é analisar como o direito aos alimentos das crianças é tratado pela legislação brasileira e em que medida tal proteção efetiva o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana. A metodologia utilizada é descritiva e qualitativa, com enfoque em revisão bibliográfica de autores consagrados e da legislação pertinente. Conclui-se que, embora exista um arcabouço jurídico robusto, a efetividade da proteção alimentar infantil depende da atuação integrada do Judiciário, das famílias e do Estado, sendo imprescindível promover a consciência coletiva sobre o papel da alimentação digna como vetor da cidadania infantil.Item Conflitos do direito de família: reflexos jurídicos da alienação parental nas ações de guarda(2025-06) Santos, Jhennifer Débora Macena dos; Barbosa, Izabel Ferreira de SouzaAlienação parental prejudica os vínculos familiares e impacta diretamente as decisões judiciais nas ações de guarda, sobretudo em contextos de separação conflituosa. O estudo teve como objetivo analisar os reflexos jurídicos dessa prática, verificando como o sistema de justiça lida com os casos e de que forma a guarda compartilhada pode se tornar um de prevenção. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, com base em doutrinas, legislações, artigos científicos e casos concretos. Foram abordadas questões históricas do Direito de Família, os efeitos jurídicos da ausência de legislação específica antes de 2010, e as contribuições de autores como Richard Gardner, Deirdre Conway Rand, Douglas Darnall, Maria Berenice Dias e Elizio Luiz Peres. A Lei nº 12.318/2010 e suas alterações pela Lei nº 14.340/2022 foram analisadas como marcos normativos fundamentais para a identificação e combate a esse comportamento, que compromete os laços afetivos da criança com o genitor afastado. Além da fundamentação teórica, o texto apresentou casos atendidos no Núcleo de Práticas Jurídicas da Fasipe e decisões significativas do Judiciário, demonstrando os desafios enfrentados na aplicação da lei. Verificou-se que a concessão da guarda unilateral pode favorecer condutas manipuladoras, enquanto o modelo de guarda compartilhada contribui para a convivência entre os pais e fortalece esses vínculos familiares. A ausência de dados empíricos foi reconhecida como limitação, mas não impediu uma abordagem crítica e fundamentada sobre o tema. Conclui-se que esse tipo de conduta, embora muitas vezes sutil e disfarçada de cuidado, configura uma forma de violência emocional que prejudica o desenvolvimento desses menores e exige uma atuação técnica e firme por parte dos operadores do Direito.Item Contratos por tempo determinado na educação do Estado de Mato Grosso e seus impactos(2025-06) Vitorino, Cristiane Batista Luiz; Barbosa, Izabel Ferreira de SouzaO presente Trabalho de Conclusão de Curso analisa os contratos por tempo determinado na educação pública do Estado de Mato Grosso, destacando seus impactos jurídicos, administrativos e sociais. A crescente adoção dessa modalidade de vínculo por parte da administração estadual motivou a pesquisa, que examina os fundamentos legais, os princípios da administração pública envolvidos e os efeitos na qualidade do ensino. A partir de uma abordagem qualitativa, com base em revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas estruturadas, o estudo compara os direitos dos servidores efetivos e contratados temporariamente, evidenciando desigualdades em estabilidade, remuneração e plano de carreira. Foram observadas fragilidades que comprometem a valorização profissional e a continuidade pedagógica nas instituições. Apesar de sua natureza emergencial, a contratação recorrente de temporários revela uma fragilidade estrutural na política educacional, afetando diretamente os profissionais e os alunos. A análise conclui que, embora os contratos por tempo determinado possam suprir necessidades imediatas, sua utilização excessiva demanda revisão e reestruturação das políticas públicas voltadas à educação. O estudo propõe medidas para melhorar a gestão de pessoal e valorizar o corpo docente, a fim de assegurar uma educação pública de qualidade, estável e equitativa.Item Filiação socioafetiva e direito sucessório(2024-07) Alves, Symoon Bindá; Barbosa, Izabel Ferreira de SouzaEste estudo investigou a questão da filiação socioafetiva e seu impacto nos direitos sucessórios. Nosso objetivo foi analisar se os filhos afetivos têm direito à herança. Para isso, adotamos uma abordagem dedutiva, começando com uma compreensão ampla sobre filiação, família e princípios constitucional até chegarmos a uma conclusão específica: a possibilidade de reconhecimento do direito sucessório para os filhos afetivos. Utilizamos métodos de pesquisa bibliográfica e documental para realizar nossa investigação. Nossos resultados mostraram que a legislação brasileira não trata explicitamente da filiação socioafetiva, nem reconhece o direito à herança para os filhos afetivos. No entanto, essa lacuna legal suscita discussões importantes sobre o reconhecimento dos laços familiares estabelecidos pelo afeto e a necessidade de adaptação do ordenamento jurídico às transformações sociais e afetivas da contemporaneidade. Por fim, a problemática é respondida no decorrer deste trabalho, a filiação socioafetiva torna-se um direito adquirido quando processado de maneira correta, mas pode ser melhor identificada na leitura do presente trabalho.Item Justiça restaurativa como ferramenta de mitigação dos efeitos decorrentes do divórcio nas crianças(2025-06) Nogueira, Larissa Fernanda Torres de Arruda; Barbosa, Izabel Ferreira de SouzaO presente trabalho tem como tema a aplicação da Justiça Restaurativa como meio de mitigar os impactos emocionais e sociais do divórcio nas crianças. A relevância do tema se justifica pela crescente judicialização dos conflitos familiares e pelos prejuízos que separações litigiosas causam ao desenvolvimento infantil. Diante disso, surge a seguinte problemática: de que maneira a Justiça Restaurativa pode ser utilizada para atenuar os efeitos negativos do divórcio nas crianças envolvidas? O objetivo geral é analisar o potencial da Justiça Restaurativa como instrumento humanizado de apoio às famílias em ruptura, com foco na proteção integral da criança. A metodologia utilizada é qualitativa, de natureza descritiva, baseada em revisão bibliográfica de artigos acadêmicos, legislações e documentos técnicos nacionais e internacionais. Conclui-se que a Justiça Restaurativa, ao promover o diálogo, a escuta ativa e a corresponsabilidade entre os envolvidos, contribui para a construção de ambientes mais seguros e acolhedores para a criança, reduzindo os danos psíquicos causados pela separação parental. Trata-se, portanto, de uma abordagem que alia a proteção dos direitos da criança a formas mais empáticas e eficazes de resolução de conflitos familiares.Item O impacto da justiça restaurativa a luz da aplicabilidade no âmbito escolar, com reflexo na recuperação do menor infrator(2024-07) Santos, Rosangela da Silva Mercado; Barbosa, Izabel Ferreira de SouzaEssa pesquisa científica aborda o tema Justiça Restaurativa, com ênfase no âmbito escolar. A princípio, o projeto apresentado no TCC I (Trabalho de Conclusão de Curso) cita conceitos da Justiça Restaurativa que pode-se dizer que é uma metodologia de resolução de conflitos que privilegia o diálogo e a responsabilização do praticante do delito. Foram utilizados como objetivo geral: Analisar os desafios encontrados na aplicação da Justiça Restaurativa, especificamente no âmbito escolar e objetivos específicos: definir a Justiça Restaurativa; analisar a aplicabilidade da Justiça Restaurativa no âmbito judiciário brasileiro; destacar os encontros com os Círculos de Construção de Paz e a resolução de conflitos com uma devida atenção ao âmbito escolar. Trata-se de uma análise bibliográfica mais específica acerca do tema, onde a pesquisa é a atividade sistêmica e racional, com coleta de informações que visam descrever os fenômenos analisados. Destaca-se que com o surgimento da Justiça Restaurativa é possível a construção de uma cultura sem violência mesmo porque ela é radicada em princípios e valores. A grande problemática era de como a Justiça Restaurativa seria empregada principalmente nas escolas, uma vez que já se pode dizer que os trabalhos vêm sendo realizados com a aplicação através dos Círculos de Paz. No contexto histórico foi demostrado o surgimento desse método no Brasil e no Estado de Mato Grosso. E como está sendo a Justiça Restaurativa com relação às políticas públicas. De que forma pode ser trabalhada na origem do problema, ou seja, na base familiar.Item A violência psicológica e suas implicações jurídicas(2022) Freitas, Elinéia Cristina Brumati de; Barbosa, Izabel Ferreira de SouzaO presente trabalho tem como fito trazer à baila uma discussão sobre o fenômeno do aumento nos casos de violência psicológica cometidos contra à mulher no ambiente familiar, tanto é notável que foi implementada a lei 14.188/21 no Código Penal. Diante disso, é imprescindível a análise da nova legislação perante o isolamento social em decorrência da pandemia global (Covid-19). Apesar de já existir uma legislação sobre a violência doméstica, a nova norma vem pra reforçar a violência psicológica na qual foca especificamente ao dano emocional causado pelos agressores. A cultura brasileira é ervada pelo consenso que danos psicologicos são menos importantes que doenças que acometem o corpo e são de fácil constatação, como uma fratura, gripe e outras, na nossa história somente recentemente as doenças como depressão e ansiedade vem sendo levadas a sério, pois o índice de mortalidade relacionada ao homicídio tem demonstrado alastramento descontrolado no qual as doenças psiquicas tem sido notada como real causa. Considerável salientar que a nova norma, vem contribuir com a Lei Maria da Penha, uma vez que inclui na LMP a possibilidade de afastamento imediato do agressor do lar, independente de risco à integridade física da vítima. Outros pontos fortes da nova legislação é a criação do programa Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica e Familiar, uma forma de denúncia facilmente reconhecível por toda a sociedade e atendimento especializado a vítima, bem como: prediz em seu corpo a criação dos Juizados especificos, a assistência mutua entre as autoridades (Executivo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e órgãos de segurança pública), entre outros que serão ponderados.
